Um ponto final nas espinhas!

20:00

foto: divulgação

Uma das coisas mais chatas da adolescência são as espinhas. Agora, imagina continuar com esse problema mesmo depois dos vinte e tantos anos?
Apesar de ser relacionada com a puberdade, a acne também pode aparecer em adultos. Ela está associada a vários fatores, por isso é preciso procurar um dermatologista, que indicará o tratamento adequado – que pode se dar através do uso de anticoncepcionais e até mesmo antibióticos.
As espinhas se formam de condições parecidas, seja pela proliferação bacteriana ou inflamação, por exemplo. Além do rosto, é comum que a lesão apareça em outras partes do corpo e nos locais mais favoráveis. É o mesmo processo do rosto: hipersecreção sebácea com hiperceratose folicular, aumento de bactérias e inflamação. Algumas pessoas terão maior predisposição genética para o aparecimento de acnes no rosto. Outras no rosto e no tórax. Outras no tórax e nas costas. Áreas que são as mais comuns”, explica a dermatologista Ana Paula Lara.
Diversos tratamentos estão disponíveis, como o Dual Peel (peeling feito através de um aparelho, aumentando a penetração dos produtos escolhidos) e a Terapia Fotodinamica (onde uma fonte de luz ativa a medicação aplicada na pele). Entre os mais conhecidos está o Roacutan, receitado no tratamento das formas mais graves de acne. Acnes de grau III a IV já podem ter indicação de mediações orais, entre as quais se inclui o Roacutan. Mas esse só pode ser prescrito mediante uma criteriosa avaliação prévia, diz Ana Paula. Esse medicamento tem várias restrições de uso, bem como efeitos colaterais.
 
foto: divulgação
 
Minha amiga Beatriz Cardozo, de 21 anos, usou o Roacutan ainda na adolescência – mais precisamente quando tinha 14 anos. No caso dela, as espinhas apareciam nas costas e braços, próximo aos ombros. Ela diz que, no primeiro mês de uso do remédio, a pele piorou bastante. “Segundo a minha dermatologista, isso acontece porque a pele começa a ‘limpar’ e ‘eliminar’ todas as impurezas”, diz. Durante o tratamento, ela sofreu com os lábios ressecados, mas, além disso, não apresentou outro efeito colateral ou reação.  “Não tive nenhuma reação, mas sempre mantive o controle realizando exames periódicos. O efeito foi maravilhoso, melhorou minha pele 100%, passei anos, mesmo depois acabar o ciclo do remédio, sem ter um sinal de espinha (ajudou até na oleosidade do meu cabelo). Hoje em dia algumas espinhas voltaram a aparecer mas o uso de Roacutan foi muito bom pra mim”, conta Beatriz.
Quando o fator hormonal é o responsável pelo aparecimento da acne, o tratamento pode ser feito através do uso de anticoncepcionais. A Renata, minha irmã, tem 23 anos e usou o medicamento associado a um remédio em creme – chamado Azelan. Ela começou o tratamento aos 21 anos, e o primeiro anticoncepcional receitado fez com que ela sentisse enjoos constantes e fortes, o que a levou a testar outra pílula. Para a minha irmã, o problema atrapalhava a autoestima. Não tinha muita vontade de sair de casa e, querendo ou não, sempre acontecia de alguém apontar para o problema de modo inconveniente”, diz Renata. Após dois meses usando os remédios, o resultado foi visível: noventa por cento das espinhas e metade das manchas sumiram.
Vários outros motivos podem levar ao aparecimento desses pontinhos vermelhos, que assombram a vida de grande parte de nós, mulheres. A dermatologista Ana Paula dá mais alguns exemplos. Uma pessoa com pele oleosa e que não tem cuidados de higiene adequados, ou usa produtos errados para sua pele, piora a situação e favorece o aparecimento de comedores (famosos cravos) e de pápulas e até pústulas ( as espinhas, como são conhecidas). Existem também pessoas que tem reações alimentares acneiformes. Nesse caso, se o indivíduo não se conscientizar que deve evitar certos tipos de alimento, sempre estará apresentando lesões tipo vane na pele. E existem também as alterações hormonais não tratadas. São apenas algumas possibilidades.
Segundo a dermatologista, a higiene da pele alivia os sintomas, mas temporariamente. O combate à acne é feito através de mudanças nos hábitos higieno-dietéticos diários, quando necessário (quase sempre é) e com medicamentos tópicos e/ou orais, dependendo de cada caso. Temos que tratar a causa e os fatores de piora ou nada irá mudar, explica.
 
foto: divulgação
 
Será que é verdade?

Quem aí nunca ouviu dizer que comer chocolate dá espinha? Ou que pasta de dente pode secar aquele pontinho vermelho no rosto? A dermatologista Ana Paula Lara desmente esses mitos:

- Comer chocolate dá espinha

“Mito. Chocolate não causa acne. O cacau não causa acne. Nossos chocolates muitas vezes não são feitos nem com 3% de cacau na composição. Ou seja, péssima qualidade. Excesso de açúcares e gorduras de baixa qualidade e leite. Esses produtos adicionados aos chocolates podem piorar e muito um quadro de acne já existente. Um chocolate de boa qualidade, com 70% ou mais de cacau, pode ser consumido com maior regularidade sem problemas”.

- Pasta de dente seca a espinha

“Mito. Pasta de dente pode ressecar a pele como um todo. Por isso a falsa ideia de que seca a acne. Pode levar até mesmo a um quadro alérgico. Está sendo colocada na pele e por tempo longo. Esse produto não é feito para isso”. 

- Tomar sol seca a espinha

“Mito. O sol também seca a pele como um todo. Então, por um momento, a impressão que dá é a de que melhora a acne. Mas o ressecamento produz um efeito contrário, com aumento da oleosidade, como compensação. Além disso, o aumento da espessura da pele após a exposição solar também ajuda a fechar a saída dos folículos. Dois fatores de piora no final”. 
 
 
 
Você já fez algum tratamento para dar um fim nas espinhas? Conte a sua experiência nos comentários! ;)


Você também vai gostar

0 comentários

Posts Populares

Pinterest

Instagram

Subscribe